CEIC
o Espiritismo

Palestras Públicas
Seminário aborda a assistência e promoção social espírita

“A Doutrina Espírita e a Assistência e Promoção Social Espírita (APSE)” foi o tema que reuniu cerca de 50 trabalhadores e trabalhadoras no dia 9 de maio, no Centro Espírita Ildefonso Correia (CEIC). Quem conduziu a reflexão foi Miriam Feuerharmel, que durante muitos anos coordenou os trabalhos do CEIC junto às participantes do Clube de Mães (CM). Atualmente, ela responde pelo Departamento de APSE da Federação Espírita do Paraná (FEP).

Promovido pelo APSE da Casa, o encontro foi aberto por sua diretora, Nádia Maria de Arins Speck, e reuniu integrantes dos grupos CM, Grupo de Gestantes e Nutrizes (GGN), Bazar de Artesanato e Livraria/Biblioteca, além de evangelizadores e três interessados no tema, participantes de outras casas espíritas.

A eles, Miriam assinalou as finalidades da APSE, de atender às pessoas e às famílias, conjugando a ajuda material, o socorro espiritual e a orientação moral-doutrinária, visando sua promoção social e crescimento espiritual. Ela destacou que prefere chamar as mães, gestantes e nutrizes de participantes, “pois assistidos somos todos quando servimos ao próximo”.

Com base em sua ampla experiência, Miriam ressaltou a relação que devemos ter para com o próximo, lembrando que o trabalho começa, antes, pelo burilamento de nós mesmos.

“Por mais tempo que já tenhamos como espíritas, devemos estudar sempre, para que possamos discernir com segurança diante das situações que se apresentam no trabalho”, afirmou, destacando trecho da obra “O Evangelho por Emmanuel”.

 

 

 

 
 
Av. Visconde de Guarapuava, 5434 - Batel - Curitiba - Paraná - Fone |41| 3015.2466 - ceic@ceic.org.br