CEIC
o Espiritismo

Palestras Públicas
Confraternização no Recanto Lins de Vasconcelos

A fim de reunir os frequentadores do Centro Espírita Ildefonso Correia no dia 25/05, foi proposto um domingo diferente no horário habitual, às dez horas. A confraternização ocorreu no Recanto Lins de Vasconcelos, localizado na divisa de Campo Largo com Balsa Nova/PR.

Danilo Allegretti coordenou uma palestra enriquecedora para os pais e demais ouvintes, com o tema “Mediunidade nas crianças e nos jovens”. A seguir há o depoimento respectivamente, de dois participantes da palestra, pai e filha, a respeito do tema e como o assunto foi conduzido:

Durval de Oliveira Santos

“Foi ótimo, excelente! Se aprende muito, embora a idade já tenha chego, a gente aprende muita coisa nova num local diferente.”

Marcia Munari

“O Danilo abordou o que é a criança pra entendermos primeiramente, o processo reencarnatório e o que esse ser representa dentro nesse processo. Ele também citou alguns sinais, algumas condições relacionadas à apresentação dessa mediunidade, tanto em crianças quanto em jovens. Então, ele encerrou com a profilaxia, ou seja, quando você nota alguma dessas apresentações o que você pode fazer para ajudá-los.”

Já as 3 juventudes (I, II e III), foram agrupadas em uma mesma sala para assistirem a aula coordenada por Eros Munari, com a colaboração dos evangelizadores: Marlise Ferreira, Lucas Parolin e Maria Luiza Campos, a partir do conteúdo focado em “Vícios e virtudes”. Privilegiando a interação dos jovens, o coordenador questionou os integrantes sobre seus próprios vícios e qual a definição que estes dariam para essa dependência. Por fim, o conceito de virtude e os benefícios de desenvolver e estimular as potências individuais foram abordados.

Enquanto isso, as crianças se divertiram com brincadeiras e jogos, sob a orientação das evangelizadoras. O clima de descontração e entusiasmo ficou evidente em cada sorriso, ao saírem da sala onde ocorreram as atividades. Para ilustrar essa alegria, o relato de um dos evangelizandos descreve qual foi a dinâmica do dia 25:

Gregory Simmioni de Almeida
“Foi legal pra nós. Foi muito interessante porque a gente aprendeu a fazer muitas coisas, como às vezes tem gente que não sabe pular corda, jogar bambolê, brincar com o elástico, aqui com as evangelizadoras a maioria das pessoas aprendeu.”

Por fim, a confraternização se encerrou com um picnic, realizado no refeitório do Recanto Lins de Vasconcelos. Apesar da intenção inicial do encontro ter sido uma aula ao ar livre para as crianças e os jovens, o tempo fechado não afetou a condução das tarefas e assim, todos puderam aproveitar a energia e a paz características do ambiente.

Texto: Stephanie Munhoz
Fotos: Angelo Medeiros

 

 

 

 
 
Av. Visconde de Guarapuava, 5434 - Batel - Curitiba - Paraná - Fone |41| 3015.2466 - ceic@ceic.org.br